Por Drielly Benedetti Souza | Analista de Marketing

Acontece de 14 a 16 de novembro, na Espanha, a edição do Smart City Expo World Congress 2017, evento internacional sobre cidades inteligentes e soluções urbanas. O tema deste ano será “Cidades empoderadas, cidadãos empoderados”, com foco em estratégias para empoderar metrópoles e seus cidadãos através de participação ativa, reflexão crítica, consciência e acesso e controle sobre diferentes decisões e recursos. O evento conta com a participação de 700 cidades de todo o mundo, 600 expositores e 420 palestrantes.

Com 14% a mais de área ocupada pelos expositores, se comparado ao mesmo período do ano passado, esta está sendo considerada a maior edição do SCEWC. Uma novidade este ano será o Smart Mobility World Congress, evento com foco no transporte inteligente e na mobilidade urbana e entre cidades. A iniciativa é resultado da parceria entre a empresa BCNRail, com exposição ligada à indústria ferroviária internacional e o Smart City, com seu próprio repertório sobre mobilidade.

Os 420 palestrantes do evento irão tratar sobre como o futuro das áreas urbanas irá encarar seus desafios mais urgentes. Oito temas irão balizar os discursos e o direcionamento das palestras. São eles: Governo, Cidades Seguras, Economia, Sustentabilidade, Mobilidade, Sociedade e Tecnologia de dados.  

Curitiba foi escolhida para sediar o evento da Fira Barcelona, no ano que vem, e será anunciada internacionalmente, na edição 2017, como cidade-sede do SCEWC. O representante da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Frederico Lacerda, subirá ao palco para apresentar um vídeo sobre as principais credenciais da cidade de Curitiba para ser cidade-sede e um convite do Prefeito Rafael Greca, para que autoridades de outros países participem do evento em 2018.

Para acompanhar a edição 2017, uma delegação brasileira irá até o evento. A organização desta missão foi realizada pela ICities - empresa pioneira no Brasil no ramo de cidades inteligentes e patrocinadora do evento no Brasil - em parceria com a Global Business Consulting, de Florianópolis. Roberto Marcelino, Diretor de Novos Negócios da ICities, está como um dos líderes desta missão. A equipe participa de visitas à polos de tecnologia e inovação, conhece programas de gestão e apoio ao empreendedorismo e linhas de financiamento disponíveis na região, além da possibilidade de realizar contatos para favorecer oportunidades de negócio entre empresas do Brasil e Espanha.

O evento conta com a presença de delegações de vários países, como  Atlanta, Berlim, Casablanca, Dubai, Grenoble, Londres, Lion, Montevidéu, Moscou, Cidade de Nova Iorque, Puebla, Quebec, Taipei, Tel Aviv e Zhejihang. Além destes, outros países também participam do evento e terão um estande para exposição, como Australia, Austria, Bélgica, Chile, China, Dinamarca, Dubai, Finlandia, Alemanha, Holanda, India, Israel, Itália, Japão, Noruega, Suécia e EUA.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Smart City Expo World Congress?

Comment