Por Drielly Benedetti Souza | Analista de Marketing

Acontece nos dias 28 de fevereiro e 01 de março o Smart City Expo Curitiba 2018, o maior evento de cidades inteligentes do mundo. A capital paranaense será a primeira cidade do Brasil a sediar o Smart Cities Expo World Congress e reunirá grandes players do mercado nacional e internacional relacionados com transformações e inovações em cidades pelo mundo.

O evento terá dois espaços. O primeiro será destinado às exposições para visitantes. Com 800m² de estrutura, contará com a presença de prefeituras brasileiras, comitivas internacionais e empresas nacionais que apresentarão soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis para construção de serviços públicos.

O segundo espaço abrigará a realização de palestras e debates. Serão 18 palestrantes internacionais e 36 brasileiros, que tratarão sobre Tecnologia Disruptiva, Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro. Alguns dos temas destas palestras são: inovação em cidades, envolvimento governamental, participação da população em políticas públicas e serviços, economia sustentável, inclusão social, promoção de startups e desenvolvimento de ambientes urbanos sustentáveis, gestão inteligente de recursos e aplicabilidade de soluções tecnológicas e sustentáveis.

Nomes de peso estarão presentes no evento, como Carlos Ratti, arquiteto e engenheiro, diretor do Senseable City Lab do MIT (nos Estados Unidos) e responsável pelo conceito de “cidades sensíveis”; Jorge Perez Jamarillo, ex-planejador-chefe entre 2012 e 2015 da cidade de Medellín, na Colômbia (referência em transformações urbanas); Frans-Antom Vermast, consultor de estratégias de planejamento urbano do Amsterdam Smart City; Tia Kansara, fundadora da Kansara Hackney, consultoria internacional que desenvolve soluções para problemas urbanos; Pedro Vidal, gerente do programa Santiago Smart City, Chile; Agustín Suárez, diretor geral de Gestão Digital da cidade de Buenos Aires, Argentina; e Carolina Pozo, ex-secretária geral de Planejamento, Inovação e Governo aberto para a cidade de Quito, no Equador.

Também estarão em debate tecnologias emergentes que podem transformar as cidades, como Indústria 4.0, Big Data, Internet das Coisas, robótica, blockchain, inteligência artificial e realidade virtual.

Estima-se que mais de cinco mil pessoas visitem o congresso durantes os dois dias em que será realizado. O principal parceiro do evento é o ICities, empresa responsável pela vinda do Smart Cities para a cidade. Entre os parceiros globais estão a Itaipú Binacional, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) e o Governo do Estado do Paraná. O World Trade Center Curitiba atua como parceiro estratégico da realização. Além do Vale do Pinhão e da Prefeitura de Curitiba que são os parceiros anfitriões do evento.

As inscrições para o Smart City Expo Curitiba já estão abertas. Para participar como visitante da exposição a entrada é gratuita, mediante credenciamento no site oficial do evento. Para acessar a área de congresso a inscrição é obrigatória, além do pagamento de uma taxa de R$ 1.200 (lote até 27 de fevereiro) ou R$ 1.500 (durante os dias de evento). Estudantes têm direito à meia entrada mediante comprovação e inscrição prévia.

Quer saber mais? Acesse o site do Smart City Expo Curitiba 2018 e fique por dentro de toda a programação, demais parceiros e maiores detalhes sobre o evento.

Ainda não fez sua inscrição? Clique no ícone abaixo e não perca o maior evento de cidades inteligentes do mundo!

Comment