Por Drielly Benedetti Souza | Analista de Marketing

Nesta última segunda-feira (16) teve início o projeto Social Gourmet, lançado pela escola de gastronomia Espaço Gourmet, em Curitiba. O projeto, programado para acontecer durante os meses de outubro, novembro e dezembro deste ano, visa oferecer aulas de gastronomia e empreendedorismo para jovens de baixa renda, entre 16 e 24 anos, para que atuem no mercado como microempreendedores individuais.

Alunos da primeira turma do Social Gourmet em aula prática, de produção de massas frescas.

Alunos da primeira turma do Social Gourmet em aula prática, de produção de massas frescas.

A escola pretende formar 200 jovens, por ano, em cursos profissionalizantes de um mês, sendo 1 turma de 14 alunos por mês, com 5 aulas semanais e 6 horas/aula. Os jovens terão aulas que seguem o modelo faça e venda, com práticas de produção de massas frescas artesanais e conteúdos ligados a empreendedorismo, como comunicação e marketing, técnicas de venda e finanças básicas.

Como requisitos para preenchimento das vagas, os jovens devem ter entre 16 e 24 anos, possuir renda familiar de até três salários-mínimos, além de serem proativos e terem disposição para o aprendizado. Alguns parceiros do Espaço Gourmet, que possuem contato com pessoas em situação de carência, irão indicá-las para preenchimento de vagas, mas a inscrição, para análise do perfil, também pode ser feita no site oficial da escola.

Alunos da primeira turma, do Social Gourmet.

Alunos da primeira turma, do Social Gourmet.

Criado em 2004, o Espaço Gourmet é uma das escolas direcionadas exclusivamente à gastronomia, em Curitiba. Neste ano, Josias Cordeiro Silva, presidente do Grupo JCS, entrou para o time da escola, como sócio do diretor geral Márcio Silva e do diretor e chef, Aguinaldo Monteiro. Com intenção de ampliar o negócio e crescer no mercado, a entrada do novo sócio partiu de uma decisão estratégica da empresa, que precisava de um integrante com visão na área de gestão. A meta do Espaço Gourmet, até o final de 2017, é o fortalecimento do seu nome e para 2018, pretende lançar franquias, em todo o Brasil.

Junto com a entrada do novo sócio, em julho deste ano, a escola de gastronomia também apresentou seu novo posicionamento de mercado, focado principalmente na ampliação de produtos para área corporativa. Este reposicionamento cria novas atividades na escola, mas sem perder a essência construída ao longo dos anos: cursos modulares, aulas show para iniciantes e o Masterchef, curso de formação para cozinheiros profissionais.

Até o final deste ano, o projeto Social Gourmet, pretende formar três turmas de alunos. As próximas aulas terão início em 20 de novembro e acontecem presencialmente na sede do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, na Alameda Prudente de Moraes, 129F, no bairro Mercês, em Curitiba.

Para conhecer mais sobre a iniciativa ou entender o processo de inscrição, acesse o site oficial do projeto Social Gourmet:

Comment